A refração é um fenômeno que ocorre quando um feixe de luz passa por diferentes lentes. Quando se trata das estruturas do olho, a luz atinge a retina para formar uma imagem e, em seguida, esses sinais são transmitidos e processados pelo nosso cérebro. Quando este processo não ocorre completamente, ocorrem os erros de refração – também chamados de defeitos ou vícios de refração – resultando em defeitos na formação das imagens, que se tornará desfocada.
É importante estar atento aos sinais do corpo e estar sempre em dia com as consultas regulares (pelo menos uma vez ao ano) para manter os olhos e a visão sempre saudáveis.
O tratamento dos erros refrativos geralmente envolve o uso de óculos ou lentes de contato, mas ainda é possível realizar a cirurgia refrativa, que possui capacidade de restaurar a visão completa ou parcialmente por período de tempo indefinido – que, normalmente, estende-se até o final da vida.
A cirurgia refrativa é adequada para pacientes diagnósticos com miopia, hipermetropia e astigmatismo. Permite que a córnea afetada seja remodelada para corrigir as alterações que causam má formação da imagem, restaurando assim a visão sem necessidade do uso de óculos ou lentes de contato. Outra forma de corrigir as alterações refrativas é usar lentes intraoculares permanentemente; esse método só é adequado para pacientes que não podem se submeter à cirurgia refrativa da córnea.
© Dr. Luiz Germano Gehrke CRM RS 11306 RQE Nº: 150802025
Desenvolvido por Agência MCS | MED